herman
Não somos um país de poetas, somos um país de cómicos. Tristes os que se ofendem facilmente, mais tristes ainda os que agridem sem acertar no alvo. A todos, o humor pode servir de gazua inteligente para abrir cérebros.

Não tinha ainda sequer dez anos quando vi o Herman pela primeira vez, numa tarde domingueira de televisão, histriónico e certeiro, cantor pimba antes de pimba ser um adjectivo, a fazer-me rir. Talvez esteja a ser injusto com Tony Silva, mas eu sabia lá o que era um cantor de charme, com aquela idade, fechado em casa. Se calhar era uma tarde chuvosa, se calhar era uma tarde em que eu não tinha com quem brincar, mas com essas primeiras aparições, vieram as primeiras gargalhadas.

Depois disso, veio O Tal Canal, o Hermanias, o Humor de Perdição, e eu passei a minha pré-adolescência a imitá-lo. Corrijo. Não o imitava a ele, imitava os bonecos, as vozes, os trejeitos, o Estebes, o Diácono, o Serafim, mas, sobretudo, confesso, aquelas matrafonas desbragadas, a Maximiana, a Marilu, a Doutora Rute Remédios. No nono ano ainda fui aluno de teatro, mas nunca tive a coragem que o palco ou as câmaras exigem, sempre foi coisa privada. E, não duvido hoje, a coragem é o que define “o verdadeiro artista”.

O Nelo (marido da Idália), o marido gay e brega da mulher intelectual e iludida, foi das últimas personagens que o Herman criou e, talvez, das mais certeiras, mordazes e directas ao âmago do que o humor pode fazer contra a hipocrisia, dinamitando-a por dentro com gargalhadas. Saiu de moda, o Herman, cada vez menos popular na TV. Hoje, nas redes sociais, a sua Bicha Festivaleira volta a fazer sucesso. Longa vida ao rei (e suas rainhas).

Luís Soares é escritor e outras coisas. Gosta muito de Lisboa e de ler. Não gosta nada de delícias do mar. Tem 45 anos e vive em Lisboa.

Ilustração de André Murraças.

 

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s