57E1EA2F-A123-4D1C-9BD5-E610CE887D39

António Botto (1897-1959) figura como uma personalidade única na história da cultura LGBT em Portugal. Enquanto evento, o lançamento das suas Canções no início de 1921 pode ser considerado o primeiro coming out público português, e a limpidez desembaraçada da sua poesia afirmativamente homoerótica não teve precedentes nem paralelos no contexto europeu ou mesmo global da época.

A minha relação com Botto é a de investigadora académica – lancei um livro sobre ele, intitulado O mundo gay de António Botto (Sistema Solar) – mas qualquer trabalho prolongado e aprofundado sobre uma figura histórica gera inevitavelmente uma sensação de intimidade afectiva para com o sujeito humano a quem este trabalho procura reconstruir. Mais, na origem do meu projecto encontrava-se desde o princípio uma motivação emotiva: o desejo de resgatar e dignificar a memória de Botto em face da sua reputação histórico-literária estabelecida como um “poeta menor”, para muitos até “medíocre”, acentuando o carácter extraordinário do seu protagonismo cultural.

Além de ser um poeta absolutamente inovador, criador de um homodiscurso lírico sem precedentes em língua portuguesa, Botto conseguiu elevar-se das origens sociais muito humildes e resistiu corajosamente ao longo da vida à hostilidade homofóbica que a sua identidade de um actor social assumidamente gay provocava. Esta coragem e resiliência são talvez a sua faceta mais admirável, que terá encorajado e estimulado muitos dos seus leitores e observadores, sobretudo nos anos dourados da sua fama literária, mas que pode (e deve) ser recordada e celebrada também na actualidade.

Anna M. Klobucka é professora no Departamento de Português da Universidade de Massachusetts Dartmouth (EUA). Lançou, em 2018, o livro O mundo gay de António Botto.

Ilustração de André Murraças.

 

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s