ritapaulos
2002 era a pré-História. Há 16 anos, quando eu tinha 17, era tudo diferente. Mas já se desenhava a realidade de hoje. Na cabeça da Rita Paulos, por exemplo. O que se segue é só uma ínfima parte da história que não cabe completa aqui.

Eu tinha percorrido todas as prateleiras, livros e revistas e só encontrava coisas soltas, desenquadradas ou fora de prazo. Mas queria saber mais, tudo, era uma questão de identidade. Tinha esquadrinhado a Internet de fio a pavio (na altura era possível) e pouco achava.

Depois, li uma entrevista com a Rita, que estava a fundar a rede ex aequo para jovens LGBT (ainda não tinha o I). Contactei-a para formar o grupo de Évora. Foi um mundo que se abriu – e esta é a maneira certa de o dizer, porque não foi só a mim. A Rita abriu um mundo, em Portugal, para todos. Para nós, jovens, que procurávamos saber quem éramos. Hoje somos adultos.

A rede ex aequo é muito: fórum online, grupos de trabalho por todo o país, encontros, publicações… dialoga-se e constrói-se, em rede, com rede. Em 2002, eu estava longe de imaginar que nas escolas portuguesas se viesse a falar abertamente de homossexualidade e homofobia, que o casamento e a adopção por pessoas do mesmo sexo acontecessem.

Naqueles anos, eu via a Rita como via muita das coisas da vida. Era natural que existissem e fossem geniais: a água, a luz, a música, a rede ex aequo, a Rita. Hoje sei um bocadinho mais: que foram necessárias a sua visão, atenção, dedicação e contribuição particulares para fazer com que, em 16 anos, se conseguisse tanto. Também aprendi que se consegue mesmo. Obrigada!

Aurora Ribeiro. Gosta de #donaCustódiaacrítica. Não gosta de #EverydaySexism.

Ilustração de André Murraças.

 

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s